ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO CINE SESI - PAJUÇARA


Programação Cine Sesi Pajuçara
A partir de 25/09
O brutal assassinato do eletricista Jean Charles por policiais londrinos chocou o mundo, e em particular nos entristeceu por se tratar de um brasileiro. Sua trágica vida inspirou o elogiado filme que estreia próxima sexta (25) no Cine Sesi Pajuçara. Ao contrário das “leis de mercado”, aqui o cinema nacional não precisa de cotas para ter espaço, os “Jeans Charles” são atrações na programação. Ele entra em cartaz ao lado de A Festa da Menina Morta, Palavra (En)cantada e O Grilos Feliz e os Insetos Gigantes, reforçando o compromisso do Cine Sesi com essa produção que transforma a tela num espelho, falando sobre nós e para nós, em bom português.

A EDUCAÇÃO EM PAUTA
Na próxima segunda-feira (28) mais uma novidade passa a integrar a programação do Centro Cultural Sesi. O longa-metragem francês Entre os Muros da Escola inaugura, às 19h, o projeto Sessão Debate, que todos os meses convidará profissionais de diversas áreas para discutir temas relacionados aos filmes em destaque. A primeira sessão do projeto conta com mediação dos professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Walter Matias e Suzana Souto. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado, Entre os Muros da Escola mostra os desafios da educação contemporânea.

(Clique aqui para baixar fotos e releases dos filmes)


FILMES EM CARTAZ

Jean Charles (dir. Henrique Goldman, 90 min., Brasil, 2009, 35mm)Sinopse:Jean Charles é baseado no mundialmente conhecido caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico em julho de 2005, ao ser confundido com um terrorista.Horários: 16h40 e 21hClassificação: 14 anos

Che (Dir. Steven Soderbergh, EUA/ França/ Espanha, 126 min., 2009, 35mm)Sinopse:A cinebiografia do guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara, um médico argentino que dividia com Fidel Castro um objetivo comum – que era o de derrubar o governo corrupto de Fulgêncio Batista, em Cuba. Horário: 18h30Classificação: 14 anos

SESSÕES ESPECIAIS

A Festa da Menina Morta (Dir. Matheus Nachtergaele, Brasil, 110 min., 2009, digital)Sexta e sábado: 14h30Classificação: 14 anosSinopse:A Festa da Menina Morta conta a história de Santinho, alçado à condição de líder espiritual numa comunidade ribeirinha do alto Amazonas, a partir de um “milagre” realizado por ele após o suicídio de sua própria mãe. O filme procura ser o retrato íntimo dos envolvidos nesta seita e da capacidade infinita do homem em “criar” fé e buscar um sentido diante de seu horror à morte.

O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes (dir. Rafael Ribas e Walbercy Ribas, 88 min., Brasil, 2009, digital)Domingo: 15hClassificação: livre
Sinopse:O Grilo Feliz quer gravar um CD, mesmo desejo de uma divertida banda de rap formada por sapos, porém ambos se deparam com a vilã Trambika, que pirateia suas músicas, e acaba por unir sapos e insetos numa inesperada aventura.

Sessão Debate – Entre os Muros da Escolha (dir. Laurent Cantet, 128 min., França, 2009, digital)Segunda-feira: 19hClassificação: 12 anos Sinopse:François e seus amigos professores se preparam para um novo ano de uma escola que fica em um bairro perigoso. Cheios de boas intenções, eles tentam evitar que o desânimo os impeçam de dar a melhor educação para seus estudantes. Culturas e atitudes diferentes se confrontam na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea.

Palavra (En)cantada (Dir. Helena Solberg, Brasil, 86 min., 2009, digital)Terça, quarta e quinta-feira: 15hClassificação: livreSinopse:O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão,Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. A maioria das entrevistas foi feita em casa e alguns deles cantaram e tocaram canções especialmente para o documentário, fato que realça a atmosfera intimista do longa-metragem.
Atenciosamente,

Marcos SampaioCoordenador Cine SESI Pajuçara(82) 93712740/ 3235-5191
marcos.araujo@al.sesi.org.br

Nenhum comentário: