ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O DIÁLOGO INTERFERE NA VIDA SEXUAL

Um ditado popular diz que o homem faz sexo para sentir-se bem, e a mulher faz sexo quando se sente bem. Com base nas respostas das pessoas entrevistadas pela revista Donna DC, parece que é isso mesmo o que acontece com a maioria dos casais ao longo dos anos.

A falta de diálogo entre os parceiros ainda é um dos aspectos que mais interferem na vida sexual, especialmente na das mulheres:
– Elas não pedem abertamente o que desejam, não verbalizam quando uma carícia é desagradável, não dizem quando se sentem carentes. E eles, muitas vezes, não têm sensibilidade para entender que elas precisam de mais atenção e carinho, e que sexo não é a solução para todos os problemas – explica a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins.
Autora do livro Cama na varanda, Regina acredita que a exigência da exclusividade, pilar do matrimônio, é um dos principais problemas entre os casais. Além disso, no casamento, há uma excessiva intimidade e familiaridade:
– A dependência do parceiro, agregada à rotina, às contas a pagar, filhos, trabalho… Não existe mais conquista e sedução. Isso muitas vezes culmina na falta de desejo – constata.

Nenhum comentário: