ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lula comete gafes futebolísticas em discurso sobre a Copa de 2014

Apaixonado por futebol e corintiano roxo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escorregou ao homenagear ex-jogadores presentes no lançamento da logomarca Copa de 2014. Ao lembrar de Bebeto, Beckenbauer e Platini, o presidente foi impreciso e cometeu duas gafes.
Em uma sessão de cumprimentos antes de seu discurso oficial, Lula falou de improviso sobre cada um dos ex-jogadores presentes. Ao falar de Romário, observou: "Se você fosse titular em 1990 com o Bebeto a gente seria campeão". A frase pode sugerir que Bebeto era titular na ocasião, quando na verdade o ataque de 90 era formado por Muller e Careca.
Instantes depois, Lula lembrou da eliminação do Brasil diante da França, em 1986, que teve Michel Platini com protagonista. O presidente lamentou um suposto gol de pênalti do ex-jogador, que na verdade não ocorreu. Na disputa que definiu a queda do time de Telê Santana, Platini perdeu sua cobrança. Platini marcou o gol da França durante a partida, que terminou empatada em 1 a 1.
O último equívoco aconteceu com Franz Beckenbauer. Primeiro, Lula disse: "Depois de mim e do Pelé, foi o melhor jogador que vi jogar". Em seguida, lembrou da atuação do alemão com um dos braços enfaixados na semifinal de 1970, contra a Itália, mas se atrapalhou e disse que o incidente teria acontecido na Copa de 1966.

Nenhum comentário: