ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

sábado, 2 de outubro de 2010

CRÔNICA DE MELO E FREITAS, DESDE PORTO ALEGRE


Viagem à Marechal
O Carlito Lima, um dos mais destacados intelectuais das Alagoas, está sempre superando a si mesmo. Com sua usual gentileza telefonou-me, no final de agosto, para transmitir-me o irrecusável convite para participar da 1ª FLIMAR (Feira Literária de Marechal Deodoro). Como poderia deixar de atender a um chamado do Carlito? Recusar quem há de?
Lá fui eu, como dizem os gaúchos, de mala e cuia e deslumbrei-me, desde minha chegada ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, primeiro com o cenário paradisíaco das Alagoas e em segundo, terceiro e décimo lugares com tudo de bom que encontrei ali: a história, os casarios antigos, a culinária, a música, o folclore, as palestras, os debates e, acima de tudo, as presenças de Marina Colassanti, Ignácio Loyola Brandão, Maurício Melo Júnior, Adriana Ruiz, Roberto Bianchi, Nina Reis, Homero Fonseca e tantas outras figuras destacadas da cultura sul americana que enriqueceram aquele acontecimento com suas presenças, embaladas pelo carinho daquele povo tão gentil e hospitaleiro.
Aliás, o Carlito continua o mesmo: afetuoso, solidário, leal e extremamente dedicado aos amigos de quem não esquece nunca.
A Feira foi impecável e a programação intensa e variada, com o apoio imprescindível do Prefeito Cristiano Matheus que embarcou no projeto e no sonho de seu valioso colaborador. Aliás, não poderia ser diferente, pois o Velho Capita se esmera em tudo que faz e, o melhor, com a cabeça nas nuvens , mas os pés no chão.
Em Marechal fizemos uma verdadeira imersão cultural e aquela maravilhosa cidade não mais será a mesma. Sua história ficou enriquecida pela atuação de quem se orgulha de suas origens e de suas tradições e seu futuro se vislumbra agora muito mais promissor.
O Marechal Deodoro se vivo fosse, certamente não resistiria ao ímpeto de proclamar uma nova República e, desta feita, com o significativo nome de Santa Maria Magdalena da Alagoa do Sul.
O passo inicial para novos eventos culturais foi dado. Sem retorno e aquela placa em homenagem à Diva de nossa cultura brilhará para sempre marcando um momento solene em que a história dessa bela cidade foi revivida e lembrada com amor, dedicação e respeito. Ave Carlito!

Nenhum comentário: