ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA


A CRÔNICA E O CONVITE

Um dileto companheiro, poeta laureado, ganhador de prêmios, repassa aos amigos, inimigos, imprensa falada, escrita e televisada, todas as notícias e notas a seu respeito, diz ele, modéstia à parte quer que aquele momento, que sua glória, seja repartida com todos. Mentira! Não é modéstia, é pura vaidade! Pois meus amigos, eu assumo, num rasgo da mais genuína vaidade, para que os inimigos morram de raiva e os amigos tenham uma ponta de inveja, transcrevo um texto da jornalista Ana Cláudia Costa Fortes Cavalcanti, escrito à época da FLIMAR.

MARECHAL RENDE-SE AO CAPITÃO”

“Capitão reformado e Secretário Municipal de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima solta a imaginação, libera fronteira dos territórios da ficção e liberta todas as manifestações de expressão. De personalidade inquieta e apaixonada pelas artes e belezas naturais de sua Alagoas o velho capita dá corpo escultural de sereia a devaneios literários hasteando a bandeira da Flimar - 1ª Festa Literária de Marechal Deodoro. Sob seu comando cultural o Município torna-se o primeiro do estado a realizar um evento desse porte, confirmando assim, sua vocação para cidade histórica. Após o desfraldar da bandeira, marcha com um exército de sonhadores. Forma colunas com escritores, jornalistas, músicos, artistas plásticos, dançarinos, repentistas e vocalistas. O toque de alvorada é dado por corais e seguido da ordem do dia: devanear. O capitão repassa com seus comandados as estratégias de ação: tomem espaços sem assistência, invadam corações, submetam o maior número de pessoas as prosas inteligentes e boas músicas, derrubem barricadas preconceituosas de subcultura, destruam muros limitantes do pessimismo e detonem a ignorância. Da lagoa Manguaba retirem inspirações para dividir com o povo, extraiam mitos, pesquem "causos" de pescadores e lancem redes em busca de olhares contemplativos. Pelos conventos, com suas artes sacras, contem a história do Brasil Colonial, pelas fachadas das casas narrem períodos, pelas igrejas digam quanto de ouro o país foi vilipendiado.

A missão é formar livre–pensadores, cultuar memórias, descobrir talentos. Convoquem a todos indistintamente. Façam com que se orgulhem dos talentos de sua cidade, dêem a conhecer os sons emanados do sax de seu Zezinho, da rabeca de Nelson.

Ainda tinha mais recomendações a fazer quando ouve repetidos toques, toques bem secos, o som vinha lá das ladeiras de pedras que cortam a Cidade, como a anunciar que alguém trotava em cavalo. Não estava enganado. Era o Marechal Deodoro que saiu lá da entrada da Cidade, vinha buscar informações sobre esse adorável subordinado que organizara a 1ª Festa Literária. E, estando frente a frente a Carlito, apeou do cavalo e disse: este Marechal rende-se a ti Capitão, estou preso por tua programação, fico sob seu comando.”

Gostaram do texto? Eu gostei, já reli mais de 10 vezes. E a moça escreve muito bem, seu estilo coloquial é bem humorado, excelente cronista. Como hoje estou o próprio Narciso, aproveito para convidar aos leitores para o lançamento de meu novo livro no dia 15 de outubro na CASA DO PATRIMÔNIO, nova sede do IPHAN em Jaraguá, onde se encontra a mais bela exposição de arte popular do Brasil, a coleção de Tânia Maya Pedrosa. Se o nobre leitor, nunca tomou uísque John Walker Green, se nunca comeu caviar iraniano, vale a pena dar uma chegada no lançamento conforme programação: Apresentação do livro, “AS MELHORES HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA - selecionadas por oito mulheres.” São 70 histórias das mais de 500 publicadas. Dia 15 de 0utubro (Sexta) – A partir das 18 horas na CASA DO PATRIMÔNIO, sede do IPHAN, Rua Sá e Albuquerque s/n° - Bairro de Jaraguá – Com direito ainda à palestra do autor: “Jaraguá sua origem, sua poesia, sua boemia”. Dia 17 de outubro (Domingo) – Autógrafos à partir das 10 horas na Barraca Pedra Virada, orla da Ponta Verde. OBS – Continuação da Campanha, “Doe um livro (não didático) às bibliotecas comunitárias de Marechal Deodoro.” Haverá Posto de Coleta nos locais. Todos os leitores convidados! Não percam!

Nenhum comentário: