ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

sábado, 2 de outubro de 2010

Marechal: Iphan e prefeitura inauguram Ponto de Cultura

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Barreto, e o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus inauguraram, na quarta-feira, dia 29, o Ponto de Cultura do município alagoano, que passa a funcionar no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.

Além de exposições, palestras e oficinas de artes, o espaço cultural, que contempla acervo de 1,5 mil livros voltados à literatura e a didática, também abrigará uma mini-biblioteca com capacidade de 10 pessoas. O Ponto de Cultura também terá um Telecentro, resultado de um convênio com o Ministério das Comunicações para disponibilizar internet às comunidades carentes. Os visitantes poderão conferir no salão principal peças artesanais produzidas por alunos do ponto de cultura, como as rendas de file e de singeleza, escultura de argila, mosaico, pintura, entre outras.

O investimento destinado à obra foi de R$ 145 mil, mas o total previsto para a recuperação e valorização do patrimônio cultural do município é de R$ 53 milhões. Os recursos foram estimados para a execução dos planos de ações elaborados pela administração do município e serão direcionadas para ações como a requalificação do Adro do Convento de Santa Maria Madalena, do Largo da Igreja do Carmo, do Largo da Igreja Matriz e do Largo da Igreja do Bonfim; requalificação da orla da Massagueira; restauração da Igreja Matriz, da Igreja do Rosário e da Igreja do Amparo; requalificação das fachadas dos imóveis privados localizados no sítio tombado; implantação de um Conservatório de Música na Capela da Ordem Terceira do Convento de Santa Maria Madalena; construção de complexo turístico de lazer, eventos e comércio de produtos típicos da Massagueira, entre outros.

Um comentário:

Víctor Manuel Guzmán V. disse...

Por favor indicar en que población del Estado de Alagoas se inauguro este Centro Cultural