ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA


Obrigado Dayse e Sheila


Nada melhor que viajar, ler, escrever, ou fazer nada. São minhas preferências, o ócio é importante aos setentões. Trabalho por deleite e ganhar mais uns trocadinhos para viajar. Esse ano da graça de 2009 foi generoso comigo. Em abril fui à Porto Alegre, participei do 10º Encuentro Literário Internacional da aBrace, dei uma palestra sobre literatura de cordel, um sucesso, distribui alguns cordéis, foram disputados à tapa seis livros de Solange Chalita sobre a visão juguiana do cordel. Esses encontros dão o prazer de viajar, de conhecer lugares, além do contato com autores de todo mundo. Hoje me correspondo com escritores, tenho bons amigos na América Latina e Europa, por conta da literatura.
Em maio lancei um livro em Brasília, revi amigos de infância, de minha juventude querida, gente que se prendeu em Brasília e alguns amigos novos na literatura.
Em julho, como faço anualmente, foi a vez da Festa Literária Internacional de Paraty –(FLIP), um dos maiores eventos literários do mundo. Comprei antecipadamente os ingressos, via internet, assisti os melhores palestrantes do mundo, mesas redondas disputadíssimas, só não consegui a palestra de Chico Buarque, todos os ingressos vendidos no primeiro dia pela internet, um fenômeno. A Festa de Paraty é um encantamento, principalmente para as crianças que têm diversões e incentivo à leitura nas praças e calçadas, é a Flipinha fazendo futuros leitores e escritores.
No início de outubro fui à VII Bienal do livro de Pernambuco, uma beleza de organização, destacando o já famoso estande CARIRI & PAJEÚ, coisa de Zelito Nunes, uma curtição, muita gente cantando, recitando e tomando cachaça. Pela segunda vez o governo de Pernambuco e algumas prefeituras distribuíram cartão magnético no valor de R$ 200,00 para todos os professores da rede pública, com direito à compra de livros a sua escolha. Foi o grande sucesso da Bienal.
Aqui no Nordeste somos carentes em eventos literários, não sei se é falta de entendimento, eis que aparecem logo dois mega-eventos, a IV Bienal de Livros de Alagoas, de 31 de outubro a 8 de novembro, e a FLIPORTO de 5 a 8 de novembro. Vai ser difícil, vamos fazer força para estarmos nos dois eventos, entretanto, cabe um pedido, em nome dos escritores, leitores e gente que ama as letras e a arte, pedimos aos organizadores para que nunca aconteça coincidência de datas.
Quanto à programação da Bienal das Alagoas, está uma beleza, além da feira, muitos estandes com atrações particulares, estão previstas palestras, oficinas, mesa redonda, debates, seminários, lançamentos de livros, exposição de artes, fórum, com a participação de vários nomes da literatura brasileira, como: Margarida Patriota, Ronaldo de Andrade, Homero Cavalcante, Jessier Quirino, Maurício Melo Jr., Rogério Dias, Edilma Bomfim, Luitgarde Barros, Cláudia Lins, Simone Cavalcante, Olívia Byinton, Janaína Ávila, Wilma Nóbrega, Ruy Castro, Inácio de Loyola Brandão, padre Manoel Henrique, Maitê Proença, entre outros. Tudo de graça, não se paga absolutamente nada para assistir qualquer palestra ou mesa redonda, é bom se inscrever logo nas oficinas. A IV Bienal do Livro das Alagoas vai bombar. Pena os professores do Estado não terem conseguido, ao menos um cartão de R$ 50,00 para compra de livros. Sou testemunha do esforça do Secretário Rogério Teófilo para conseguir esse presente aos professores, mas não deu, o que fazer?
Fui convidado para comentar a Bienal durante o Programa do Canetinha, diariamente às 09h30min da manhã, com repetição à tarde e à noite. Quem tiver algum livro independente para lançar, pode me procurar, com prazer farei comentários durante o programa na TV MAR – Canal 25.
Estou lançando na Bienal meu 13º livro, “CRÔNICAS ALAGOENSES”, dia 5 de novembro, quinta-feira, a partir das 19:00 horas no estande da NOSSA LIVRARIA, são crônicas publicadas na coluna HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA, na Gazeta de Alagoas, durante o último ano.
Meu 12º livro, AS MARIPOSAS TAMBÉM AMAM, estará sendo vendido no estande das EDIÇÕES BAGAÇO. Falando em Bagaço, a editora, colaborando com o governo, para incentivar a compra de livros pelos professores, está dando um desconto de 30% para qualquer professor, basta mostrar a carteira de identidade de professor. Uma dica, na Bagaço tem muitos livros infanto-juvenis. Durante a Bienal estou com o celular ligado, 9981.0199.
Nossa pátria amada tem que melhorar o nível de escolaridade, ler é preciso! E agradecer também às organizadoras. Obrigado, Dayse Dórea e Sheila Maluf, por esse presente que estão dando ao povo das Alagoas.

Nenhum comentário: