ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

10 DICAS PARA SER FELIZ EM 2010

1. Deixar de fumar
Há muitas razões para deixar de fumar: Melhora a respiração e o funcionamento do coração, atrasa o envelhecimento da pele e de todos os órgãos, diminui a ocorrência de enfarte do miocárdio, reduz a incidência de cancro e das doenças respiratórias. Permite ainda dentes mais brancos e hálito mais fresco.

2. Fazer dieta ou ter uma alimentação mais equilibrada
Perder uns quilinhos no próximo ano é uma boa opção para muitos. Ou, pelo menos, optar por produtos mais saudáveis.

3. Tomar a vacina da gripe A
Embora o pico da pandemia esteja passando, ainda não é altura para se ficar despreocupado. Os especialistas ressalvam que a estratégia e o plano de vacinação devem manter-se.
4. Exercício físico regular
Prometer uma inscrição no ginásio neste novo ano não chega. É preciso combater o sedentarismo e mexer-se todos os dias. Uma boa caminhada de 30 minutos diariamente pode fazer milagres. Ou ainda subir pelas escadas e esquecer o elevador, dançar e deixar o carro em casa nas curtas distâncias. Combate a tristeza, aumenta a auto-estima, regula o sono e estimula a mente e a vida sexual."
5. Marcar um 'check-up' de rotina
"A ideia de fazer um check-up regular tem de ser implementada na nossa sociedade, onde ainda impera o costume de só ir ao médico quando se está doente",
6. Visitar o dentista
Uma boa higiene oral é fundamental para diminuir o risco de doenças e ter uma vida mais saudável.
7. Dormir mais e melhor
"Porque dormir mal causa irremediavelmente problemas físicos e psíquicos".
8. Mais cuidados com a pele
Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. Beber muita água, comer vegetais e fruta ajudam a manter a camada protetora menos exposta às agressões exteriores, como a poluição.
9. Manter a casa sem alergias
Os agentes sensibilizantes mais frequentes, que afectam até 30% da população são os ácaros do pó doméstico. Manter a casa limpa e arejada é fundamental para combater as alergias.
10- Manter uma vida sexual ativa
"O sexo não é só importante para a saúde física, também o é para a saúde mental e psicológica", sugere o sexólogo clínico Fernando Mesquita, acrescentando: "O prazer que o sexo proporciona faz com que as pessoas se sintam melhor consigo próprias, aumenta a auto-estima e, consequentemente, ficam mais dispostas a lidar com os outros".

Nenhum comentário: