ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DO VELHO CAPITA

O NERY e A NUVEM
“Sergipano, baixinho, gorduchinho, atarracado, ambicioso, o coronel Humberto de Melo era o chefe do Estado Maior da VIª Região Militar na Bahia, no golpe de 64. Com cursos no Panamá, nos Estados Unidos, era um “homem de informações”. Na época, isso queria dizer ligado à CIA. Bebia muito, detonava uísque. Udenista, tinha sido secretario de Segurança do governo Juracy Magalhães. No golpe, tomou conta do Estado e de Sergipe. O comandante da Região, general Manoel Pereira, era uma simpática e lerda rainha da Inglaterra. Humberto de Melo resolveu derrubar o governador Lomanto Junior, do PTB, e assumir o governo do Estado. UDN e PSD armaram tudo na Assembléia que, acovardada, já tinha numero de sobra para aprovar o impeachment de Lomanto. Marcaram sessão extraordinária para uma segunda-feira, à tarde. De manhã cedo, desce de surpresa em Salvador, de um avião militar, saído de Recife, com um punhado de oficiais, o general Justino Alves Bastos, comandante do IV Exercito e chefe de Humberto de Mello. Foi direto para o palácio da Aclamação e avisou:- Vim almoçar com meu governador, que vai continuar governador. E ninguém mais falou em derrubar Lomanto. Todo milagre tem seu santo, o de Lomanto foi o simpático e bem falante Paranhos, que se dizia deputado pelo Estado do Rio, mas era apenas suplente, e aterrissou de repente na casa do saudoso Marcelo Gedeon, presidente do Conselho dos Produtores de Cacau e aparentado de Lomanto. Compadre do general Justino, Paranhos esteve antes às pressas na Bahia e acertou a ficada de Lomanto com Lelivaldo Brito, cunhado do governador, rico e presidente do Banco do Estado (morreu pobre há pouco em Salvador). A filha de Justino ia casar. Lomanto, que nunca tinha visto a filha do general, virou padrinho do casamento e Lomanto e Lelivaldo deram à noiva polpudos presentes, inclusive um resplandecente Pulmann esporte. E Lomanto continuou governador até o ultimo dia.”
Essa é uma das inúmeras histórias contadas pelo jornalista Sebastião Nery em sua coluna diária publicada em mais de 30 jornais do Brasil; a mais lida por políticos, historiadores e a nação. São histórias acontecidas em nosso país com importante significado político, social, humano, contadas com bom humor e veracidade. Nery foi testemunha de todos os momentos políticos notáveis do Brasil nesses últimos 50 anos. Eu autentico a história acima. Na época era Tenente do Exército, servia na 2ª Cia. de Guardas do Recife. Nós oficiais, ficamos revoltados; pilhérias, piadas foram espalhadas no Recife sobre o casamento da filha do General Justino, os convidados tinham lista de presente, tipo carro do Lomanto, até apartamento. A filha do General enricou com os presentes dos políticos e interesseiros. Na época, comentei com um colega que a “Revolução” com uns cabras como Justino não ia dar certo.
Nery é excelente contador de histórias, um bem humorado e corajoso cronista com visão histórica precisa do Brasil. Só agora resolveu escrever um livro de memória expondo sua existência atribulada, seu trabalho de jornalismo por todo mundo, a intimidade com as grandes figuras da República. Título do livro: “A NUVEM”. O romance de sua vida começa no seminário na Bahia, vai até os anos 90. Em suas evocações, surgem os presidentes Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, os ditadores do regime militar, Tancredo Neves, José Sarney e Fernando Collor. São 50 anos de História do Brasil. Imperdível. Melhor livro do ano.
Sebastião Nery lançará “A Nuvem” em Maceió durante a 9ª Festa do Pôr-do-Sol no dia 29 de janeiro, com a seguinte programação: Local: Acarajé da Alagoinha – Praça Gogó da Ema - Orla da Ponta Verde 17:00 às 19:00 – Curtição do Pôr-do-sol com boa música, ao som da excelente Orquestra do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado19:00 – Entrega do 5º Prêmio ESPIA aos notáveis da cultura alagoana - 2009. Entrega do certificado de Membro Honorário da Academia Alagoana da Boemia ao jornalista Sebastião Nery20:00 –Júnior no teclado acompanha canja dos ganhadores do prêmio.Obs. 1– O jornalista Sebastião Nery estará na Praça Gogó da Ema a partir das 17:00 horas autografando “A Nuvem”.Obs. 2- Durante o evento iniciaremos uma campanha de doação de livros novos ou usados para a Biblioteca Comunitária da Massagueira, povoado de Marechal Deodoro. Todos os leitores estão convidados para essa tarde maravilhosa. Levem pelo menos um livro. Info: 9981.0199.

Nenhum comentário: