ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BONECOS DO PREGO NÃO DEIXA O CARNAVAL CAIR

Nesta segunda-feira de Carnaval, uma turma de foliões volta às ruas dos bairros Pajuçara e Ponta da Terra. Famosos na região, eles estavam sumidos desde 2006, quando arrastaram mais de mil pessoas ao som do tradicional frevo.
De roupa nova, Zé Lindo, Dona Xôxa, Zé Bonito, Dona Filó, Tico, Teco e Caça Cachaça estão prontos para cair na folia. Juntos desde a década de 1980, os grandes bonecos foram criados por Manuel Feitosa, o seu Netinho, que morreu na década de 90 deixando de herança sua família de gigantões.
Eles são a comissão de frente do bloco de frevo Bonecos da Cidade e mais uma vez convocam os foliões para o seguirem. A concentração está marcada para às 16h desta segunda-feira, dia 15, em frente ao campo de futebol do CRB, na Pajuçara.
“Não posso deixar o legado do meu pai no esquecimento. Ele amava esses bonecos. Nos últimos anos não desfilamos por falta de recursos para reorganizar o bloco, mas estamos voltando com força total”, comemora José Hilton Feitosa, conhecido por todos como Prego.
Ele ajudou o pai a cuidar dos bonecos e fundar o bloco. Em pouco tempo, o Bonecos da Cidade caiu nas graças dos moradores e cresceu tanto que se transformou na base para o nascimento da escola de samba Gaviões da Pajuçara, há dez anos comandada por Prego.

Nenhum comentário: