ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

quarta-feira, 17 de março de 2010

HISTÓRIAS DO VELHO CAPITA

Lamego foto de André Freire

Vereador Coutinho e casal Lima, foto André Freire

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

PORTUGAL MEU TATARAVÔ ( PARTE DOIS)
INDEPENDÊNCIA
O Brasil tem uma relação atávica, histórica, com Portugal. Fomos Colônia e Reino Unido durante 322 anos (1500-1822). A partir da Independência do Brasil, houve um Império de 67 anos (1822-1899) tendo como imperadores, D.Pedro I (D.Pedro IV em Portugal) e D. Pedro II, dois lídimos representes da dinastia dos Bragança. Só depois da proclamação da República pelo Marechal Deodoro, nos tornamos uma federação independente da coroa portuguesa. A história do Brasil se confunde com a de Portugal. Graças à colonização portuguesa, destemidos bandeirantes ampliaram nossos domínios, unificaram a nação com energia e bravura, o mundo herdou esse país continente, maravilhoso, alegre e rico chamado Brasil.
Quando viajo a Lisboa me sinto em casa, português é conterrâneo, é meu avô, meu tataravô. Semana passada me senti muito à vontade quando da apresentação de meu livro CONFISSÕES DE UM CAPITÃO em terras lusitanas. A festa e o carinho dos portugueses me comoveram.
LAMEGO
Dia seguinte ao lançamento, partimos, eu e Vânia, para a cidade de Lamego, com rápida passagem em Coimbra. “Coimbra das canções... Tão meiga que nos pões... Os nossos corações a nu... Coimbra dos doutores... Pr'a nós, os teus cantores... A fonte dos amores és tu...”.
A viagem foi uma grata surpresa. Estradas bem construídas, bem cuidadas, sem buracos, bem sinalizadas; região belíssima, abundância de verde das oliveiras e videiras. Um detalhe, não existem placas de propaganda à margem das estradas; segundo informação, é questão de segurança, o motorista se distrai ao tentar ler alguma propaganda em outdoor, é a causa de muitos acidentes; o povo respeita a lei e as tradições.
Lamego foi surpreendente, recebido como um príncipe na casa do poeta André Freire, um belo jantar, bacalhau feito por sua Teresa, muito vinho, um papo alegre com seu filho Luiz Antônio e a convidada jornalista Yolanda. Fomos até tarde numa noite fria de vinhos, boa conversa, muita alegria de uma casa portuguesa, com certeza, do nosso poeta luso-brasileiro.
Uma excelente dormida embaixo de cinco cobertores. Pela manhã, partimos para conhecer Lamego. Primeiramente uma rápida visita à Câmara de Vereadores, ficamos honrados em ser recebidos pelos vereadores Manuel Coutinho e Marina Valle, presenteados com caixa de espumante da melhor qualidade e vinho do Porto, aliás, o vinho do Porto tem origem na região. Lamego é uma das mais antigas cidades de Portugal. Dom Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, esteve em Lamego, logo após assinar o Tratado de Zamora (nascimento de Portugal), cidade onde se respira história. Passamos um dia maravilhoso, conhecendo todas as localidades, sentindo as origens dos lusitanos que são também nossas origens. Belíssima cidade.
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Tudo muito bonito, entretanto, o que mais me tocou, fiquei encantado, deslumbrado, com o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, verdadeiro simbolismo histórico, religioso. O Santuário ocupa o monte onde existia no século XIV uma capela dedicada a Santo Estevão. No século XVI, esta capela ameaçava desabar, por ordem do bispo foi construída uma nova igreja, onde foi colocada a imagem da virgem com o menino Jesus ao colo. Com o tempo, desbancaram Santo Estevão, e cresceu a dedicação à virgem, era novo alvo das preces, dando origem a devoção à Senhora dos Remédios. Este santuário, cujas festas se realizam nos dias seis a oito de Setembro, tem a fachada do templo em estilo barroco, ladeada por torres sineiras, no interior, o altar-mor ostenta a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação. Uma beleza de arte sacra, patrimônio da cultura religiosa da humanidade.
A VOLTA.
Depois da estadia maravilhosa em Lamego, da acolhedora família Freire, retornamos ao Hotel Olissippo, tínhamos apenas um dia em Lisboa; aproveitamos para dar uma volta pelo belo Centro. Rua do Ouro, Rua Augusta, Sapateiros, Praça Rossio. À noite comemos uma deliciosa perdiz, caminhamos pelo belíssimo e boêmio Bairro Alto, vinhos e fados fizeram a despedida de uma semana em Portugal, das belas mulheres, dos poemas de Fernando Pessoa, dos pastéis de Belém e da inesquecível sobremesa, “baba de camelo”. Até a próxima queridos portugueses, obrigado pela gentileza. Nos encontraremos certamente na Copa do Mundo, vamos nos classificar! Já imaginaram uma final, BRASIL X PORTUGAL?

Nenhum comentário: