ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

domingo, 4 de abril de 2010

ESCRITORES CONFIRMADOS NA 1ª FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - 1 A 5 DE SETEMBRO

ANTÔNIO TORRES
Aos 32 anos, Antônio Torres lançou seu primeiro romance, "Um cão uivando para a Lua", que causou grande impacto, sendo considerado pela crítica “a revelação do ano”. O segundo “Os Homens dos Pés Redondos”, confirmou as qualidades do primeiro livro. O grande sucesso, porém, veio em 1976, quando publicou "Essa terra", narrativa de fortes pinceladas autobiográficas que aborda a questão do êxodo rural de nordestinos em busca de uma vida melhor nas grandes metrópoles do Sul, principalmente São Paulo.
Hoje considerada uma obra-prima, "Essa terra" ganhou uma edição francesa em 1984, abrindo o caminho para a carreira internacional do escritor baiano, que hoje tem seus livros publicados em Cuba, na Argentina, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Holanda, , Espanha e Portugal. Em 2001 a Editora Record lançou uma reedição comemorativa (25 anos) de "Essa Terra". Torres, porém, não restringiu seu universo ao interior do Brasil. Passeia com a mesma desenvoltura por cenários rurais e urbanos, como em "Um cão uivando para a Lua", "Os homens dos pés redondos", "Balada da infância perdida" e "Um táxi para Viena d’Áustria".
Antônio Torres é um dos nomes mais importantes da sua geração, com um obra expressiva que abrange 11 romances, 1 livro de contos, 1 livro para crianças, 1 livro de crônicas, perfis e memórias. além de dois projetos especiais (O centro das nossas desatenções, sobre o centro do Rio de Janeiro - e que rendeu um documentário para a TV Cultura, São Paulo -, e O circo no Brasil, da série História Visual, da Funarte, Fundação Nacional de Arte).

Nenhum comentário: