ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DEU NO JORNAL DA BESTA FUBANA -www.luizberto.com

CELEBRAÇÃO ETÍLICO-GASTRONÔMICO-LITERÁRIO-RELIGIOSA NAS ALAGOAS
Foi no dia 3 deste mês corrente de setembro, uma sexta-feira.

Eu e a Família Pontifícia, junto com o Cardeal Zelito, Madre Lelê e o filhote Gabriel, nos regalamos com um banquete à base de comida típica das Alagoas, na Praia do Francês, município de Marechal Deodoro, onde estávamos participando do Festival Literário da cidade, criação e direção do Cardeal Carlito Lima.

0391

Papinha João contemplando a lagoa que banha Marechal Deodoro

Fomos guiados e ciceroneados por um grupo que já estava à nossa espera, liderado pela Madre Sandra Salgado, uma devota da Igreja Sertaneja naquela terra acolhedora.

zl7

Madre Sandra, a última do lado direito, capitaneando um grupo de beatas e beatos, candidatos ao clero da Igreja Sertaneja

Antecedendo tudo, começamos a encher a cara com cachaça Volúpia e cerveja gelada, tirando o gosto com peixes pescados na Lagoa do Mundaú: carapebas, carumins, robalos e curimãs, seguidos de camarão barba roxa e suas variações de fritadas, camarão de cueca (deixa-se a metade da casca) e o cabeça de coco. Além de guaiamuns com pirão mexido, caranguejo uçá e patinhas.

Tira-gostos variados pra dar início ao serviço

Primeiro saboreamos um sururu de capote, servido com pirão coberto, seguido de sururu ensopado e da fritada de sururu.

O sururu sendo passado na primeira das muitas águas antes de ir ao fogo

Prosseguimos com a Caldeirada de Frutos do Mar, na qual pude anotar camarão, siri, lagosta, polvo, ostra e maçunim, ensopados juntos no leite de coco. A caldeirada foi acompanhada de Mingau Pititinga, que outra coisa não é senão a massa de mandioca no leite de coco.

Moqueca de peixe pra corno algum botar defeito

Depois da caldeirada, veio moqueca de mariscos, moqueca de peixe, camarão no alho e óleo, lagosta no azeite, siri na água e sal, açunim ao leite de coco, lagosta cozida, polvo ao vinagrete, fritada de siri, carapeba frita, camarão, polvo, patinha de uçá, siri, ostras, agulhinha frita, caranguejo e guaiamum.

A festa colorida das lagostas na Praia do Francês

Uma travessa com pitus, cada um com mais de um palmo e meio de comprimento, feitos no molho de coco e acompanhados de arroz e pirão, foi uma atração à parte. O Cardeal Zelito deixou escorrer um lágrima quando a travessa foi colocada à sua frente.

moqueca-de-pitu

A bandeja com pitus que arracavam “benza-te Deus” de todo mundo

Em lembrança daquele dia memorável, nomeio neste instante para o quadro de Madres da Igreja Sertaneja as seguintes noviças alagoanas:

Delaide Scolni de Souza
Jeyne Araújo Lages
Ana Cláudia Fortes
Cláudia Silva Souza

Por oportuno, e aproveitando o embalo, também nomeio Padres da nossa ICAS os colunistas deste JBF Francisco Itaerço Bezerra, de Imperatriz-MA, e Nilson Aguiar de Freitas, Olinda-PE.

O Cardeal Pedro Malta, encarregado do Cadastro Geral dos Clérigos, fará as devidas anotações.

Já comecei a fazer jejuns e meditações pra me preparar pro próximo festivel, se me for concedida a honra de ser novamente convidado.


Nenhum comentário: