ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

sábado, 11 de setembro de 2010

FLIMAR - LÍBANO CALIL ATALLAH

PROLER 2010
Ao convite de Maria Luiza Russo, diretora da Biblioteca Estadual de Maceió, eu viajei a Alagoas para proferir palestra neste magnífico evento.
Esperava chegar lá e ver muitas coisas que se divulga aqui no sul sobre o nosso nordeste pitoresco. Eu vi, mas não podia esperar tanta união e trabalho em uníssono para chegar a um resultado tão importante que é o sucesso estrondoso de um evento cultural literário.
Os organizadores levaram manifestações culturais, das mais diversas, em todos os cantos da cidade de Marechal Deodoro, para que todo pais e o mundo pudessem aprender que não se devem poupar esforços diante da defasagem cultural que vive o povo brasileiro.
Interessante notar a coragem do prefeito Cristiano Matheus e de seu secretário Carlito Lima, em hora tão difícil, pois o momento histórico dificulta qualquer atitude para implantar projetos, ainda mais de cunho cultural, prestarem-se de bom grado a essa tarefa, para favorecer seu povo.
Maria Luiza Russo era a pessoa chave disso tudo, pois coordenou com talento e simplicidade todo o exigente pessoal. Não a vi em nenhum momento perder energia, ou se estressar por ter tanto serviço e responsabilidade sob sua eficaz batuta.
Tomou decisões, mudou procedimento, tudo com muita maestria, rigor e humor.
Lá estava eu, da tão longínqua São Paulo para falar de livros raros. Levei comigo exemplares de obras literárias ilustradas por artistas de primeiro naip. Estive com muita honra sob a orientação desta talentosa senhora, sem em nenhum momento, sentir por parte da assoberbada coordenadora, qualquer sobreposição a minha desencontrada figura. Muito pelo contrário, obtive dela todo respeito e admiração, apoio e reconhecimento pelo que eu levava comigo, inclusive no caráter.
Apresentei a palestra BIBLIÓFILO APRENDIZ, lembrando a figura do maior bibliófilo brasileiro e pioneiro nesta área, por aqui terra tupiniquim, o conceituado RUBENS BORBA DE MORAIS, autor de obras básicas sobre o assunto e que ocupou o cargo de diretor da Biblioteca da ONU. Eu o conheci ainda menino, quando por muitas vezes esteve em conferência com meu pai.

Líbano Montesanti Calil Atallah

Nenhum comentário: