ARTE: ARQUITETA CAROLINA LIMA

Um Blog feito pelos leitores

sábado, 18 de setembro de 2010

FLIMAR - TRUPE NAVEGANTES


Trupe Navegante na FLIMAR

“Conte histórias, leia histórias em voz alta, dê livros bons para as crianças lerem sozinhas. O futuro agradece. O seu, o delas, o da humanidade.”

Ana Maria Machado

A arte de contar histórias oralmente ou através de livros é um instrumento valioso para despertar o gosto pela leitura em crianças e jovens, ou até mesmo para os adultos.

As oficinas literárias ministradas pela bibliotecária Isabel Fernandes para as crianças e adolescentes do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Messias, têm esse objetivo. E, a partir delas surgiu a TRUPE NAVEGANTE, formada por crianças e adolescentes assistidas pelo programa.

Através da convivência com textos literários de qualidade, as crianças foram desenvolvendo o prazer de ler, mas não bastava, elas queriam mais. Pois, acreditaram na contação de histórias como forma de transformar a realidade. Assim, começaram a participar da Trupe Navegante e tornaram-se multiplicadoras desta arte.

A trupe esteve presente na FLIMAR – I Feira Literária de Marechal Deodoro, com a apresentação Cantigas e Contos. Cantou as cantigas de roda da nossa infância e contou contos de fadas, fábulas e lendas. Encantou os adultos e as crianças.

Nenhum comentário: